Desde o Cabo da Roca (S) à praia de São Julião (N), com altitudes entre os 30m e os 200m, delimitado a Oeste pelas arribas escarpadas do Oceano Atlântico e a Este por uma das falhas tectónicas do Concelho de Sintra.
Terroir
Entre o Atlântico e a Serra,
nasce um terroir único.
A Serra desempenha um papel preponderante no microclima
A Região de Colares está delimitada a três Freguesias – Colares, São Martinho e São João das Lampas, onde se observa uma junção entre um clima semiárido junto à costa e moderado húmido na direção da Serra de Sintra. A Serra desempenha um papel preponderante no microclima, trava os ventos norte, provocando a subida repentina da humidade do mar que condensa pelo arrefecimento da temperatura.
A temperatura é amena, com pouca amplitude térmica. Apresenta uma média anual de 15,7ºC e 635mm de pluviosidade, com níveis de humidade média diária normalmente acima dos 75%. Uma Região muito fustigada pelos ventos marítimos, maioritariamente norte e noroeste e um dos mais baixos índices de insolação estival em Portugal.
A Região é composta por uma diversidade imensa de solos
Desde rochas sedimentares e arenitos do Cretácico e Jurássico Superior, maioritariamente calcárias, que entram em contraste com o maciço granítico da Serra de Sintra, uma rocha ígnea de origem eruptiva. No entanto, é nas areias Holocénicas assentes sobre esta variedade de rochas-mãe, que estão plantadas, em pé-franco, as vinhas com aptidão à Denominação de Origem Controlada (DOC) Colares.
DOC Colares
O plantio das vinhas aptas a DOC Colares requer a retirada provisória de areia, através da abertura de trincheiras, para encontrar solo fértil. Aqui é “unhada”, em pé-franco, a seleção massale das longas varas de poda do ano anterior.
Estas características climatéricas, orográficas e geológicas são merecedoras de estudo e destaque, permitindo a exploração de variados terroirs únicos dentro da mesma Região.
Da comunidade se dá a beber a crença comum.
Um copo ou dois de conversa
Visite-nos
Largo Comendador Gomes da Silva, 2 e 3
Almoçageme, 2705-041 COLARES
seg. – sex.
9h00 – 17h30